O termo Direito Administrativo é amplo, porque abrange muitos tipos diferentes de leis. Advogados de direito administrativo podem nunca ver um tribunal, por exemplo.
Por outro lado, vários deles podem trabalhar com arquivamento de documentos legais e discutindo com juízes em um ambiente formal.
Alguns têm muita interação com as pessoas, enquanto outros passam a maior parte do tempo redigindo documentos. Outros simplesmente têm um escritório de advocacia e defendem servidores que atuam em órgãos das mais diferentes esferas de poder.
Mais importante do que saber a área de atuação, é compreender como trabalhar em cada uma delas. Apostar em profissionais formados e bem recomendados pode ser uma saída para quem precisa de assessoria neste ramo e quer se proteger de eventuais problemas no ramo da administração pública.
Os órgãos governamentais regulam praticamente tudo o que fazemos. Cada um está concorrendo por fundos federais, estaduais ou municipais, e elaborando regras e políticas que podem ajudar ou atrapalhar as decisões que um servidor está tomando.
O direito administrativo entra em ação no momento em que estas regras e regulamentos são passados ao trabalhador. Saber como as regras são aprovadas pode ajudá-lo a ter um papel mais ativo dentro das agências governamentais.
Porém, o processo de aprendizagem nem sempre é fácil e rápido. Além disso, para que ele ocorra é preciso ter o apoio de uma equipe jurídica por trás do funcionário, que mostre-o os caminhos certos a seguir para que não cometa equívocos passíveis de punição.
Equipes de advogados de direito administrativo são mais do que necessárias não só para apoiar, mas também para socorrer os servidores quando algo não corre como o esperado.
Existem vários escritórios de advocacia que expandem suas atuações à Administração Pública, simplesmente por ela englobar uma parcela importante de trabalhadores que necessitam de auxílio.